Caminhar ou Correr? Qual é melhor para emagrecer?

 Qual exercício é melhor para emagrecer? Caminhar ou Correr?

 

Na hora de emagrecer, quais desses exercícios estimulam mais a perda de gordura e gastam mais calorias? Caminhar ou correr são exercícios aeróbicos e ambos ajudam no emagrecimento, além de beneficiar todo o corpo. O Ideal é seguir algumas regrinhas e não se desgastar na hora do treino.

 

Caminhar ou correr? Qual é o melhor exercício para emagrecer?

Dicas de Emagrecimento

 

Vamos indicar uma rotina aeróbica, estimulada pelo professor Carlos Klein*, para a Revista Boa Forma, da Abril. Essa rotina pode ser feita na rua ou na academia, pelo menos 3 vezes por semana. A perda de peso vai depender da alimentação ingerida, ou de uma provável reeducação alimentar. O que varia também é o metabolismo de cada um. Essa rotina promete muitos quilinhos a menos dentro da calça. Confira!

 

Só por base: caminhar por meia hora ajuda a queimar 300 calorias. Já a corrida, 800 calorias por hora. Essa rotina indicada pode aumentar e muito a perda calórica, facilitando muito mais a perda de peso. Portanto entre caminhar ou correr prefira a segunda opção para emagrecer mais rapidamente. Porém,

– Não se esqueça de se alongar antes e depois do treino.

– Use roupas confortáveis e tênis próprios para corrida

– Hidrate-se durante o treino, beba devagar, mas não fique sem, o treino faz você perder muita água e o que não pode é ficar com o tanque vazio.

– Escolha os melhores locais e horários para treinar. Evite terrenos muito duros ou irregulares, pode causar problemas nas articulações, tendinite ou torções. Escolha lugares menos íngremes para evitar problemas posturais. Escolha os horários em que o sol não esteja tão forte, pois, o desgaste vai ser muito maior em horários muito quentes.

Rotina Aeróbica Moderada para enxugar as gordurinhas mais rápido

 

Primeira Semana

Para iniciantes, o ideal é consultar um médico para saber se está apto para fazer esses tipos de exercícios (caminhar ou correr). Com o exame médico positivo, vamos começar;

Faça 10 minutos de caminhada moderada, alternando com uma sequência de 30 segundos de corrida forte + 1 minuto e meio de caminhada leve por 6 vezes, depois retorne a caminhada moderada por mais 10 minutos. Esse processo deve durar em média 32 minutos ao todo.

Para intermediários e avançados, faça 10 minutos de corrida leve, alternando a sequência de 30 segundos de corrida forte e 30 segundos de corrida leve por 6 vezes, sem parar, prossiga mais por 4 minutos de corrida leve, alternando mais 30 segundos de corrida forte e 30 segundos de corrida leve fazendo a troca por mais 6 vezes, para finalizar mais 10 minutos de corrida leve. Esse processo deve durar em média 36 minutos.

 

Segunda Semana

Para iniciantes, fazer 10 minutos de caminhada moderada mais uma sequência de 8 vezes, alternando 30 segundos de corrida forte e 1 minuto de corrida leve, finalizando com mais 10 minutos de caminhada leve. Esse processo deve durar em média 32 minutos.

Para intermediários e avançados, 10 minutos de corrida leve, seguida de uma sequência de 8 vezes alternando 30 segundos de corrida forte e 30 segundos de corrida leve. Prossiga com mais 4 minutos de caminhada leve e repita a sequência mais 8 vezes de 30 segundos para corrida leve e 30 segundos para corrida forte, finalizando com uma corrida leve de 10 minutos. Esse processo deve durar em média 40 minutos.

 

Terceira Semana

Para iniciantes, 10 minutos de caminhada moderada, mais uma sequência de 6 vezes alternando 1 minuto de corrida moderada e mais 2 minutos de corrida leve, finalizando com 10 minutos de caminhada leve. Esse processo deve durar em média 38 minutos.

Para intermediários e avançados, 10 minutos de corrida leve, mais uma sequência de 10 vezes alternando 1 minuto de corrida moderada a forte + 2 minutos de corrida leve, finalizando com 10 minutos de corrida leve. Esse processo deve durar em média 38 minutos.

 

Quarta Semana

Para iniciantes, 10 minutos de caminhada moderada, mais uma sequência de 8 vezes alternando 1 minuto de corrida forte + dois minutos de caminhada leve, finalizando com 10 minutos de caminhada leve. Esse processo deve durar em média 44 minutos.

Intermediários e Avançados, 10 minutos de corrida leve, mais uma sequência de 8 vezes alternando 20 segundos de corrida muito forte + 10 segundos de corrida leve. Sem parar, mais 6 minutos de corrida leve e em seguida repita a sequência de 8 vezes alternando 20 segundos de corrida muito forte + 10 segundos de corrida leve, finalize com 10 minutos de corrida leve. Esse processo deve durar em média 34 minutos.

 

Carlos Klein: É personal trainer certificado pela National academy of Sports Medicine. É especialista em Treinamento Funcional pela Functional Movement Systems. Colunista da Revista Boa Forma e colaborador em diversos programas de TV e publicações.

Leia também: Dieta dos Pontos – Entenda como funciona

Compartilhe >>> Share

Google

 



Caminhar ou Correr? Qual é melhor para emagrecer?
Avalie este post!
Compartilhe este post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: