Dieta Mediterrânea para emagrecer com saúde

Dieta Mediterrânea

 

A dieta mediterrânea, como o próprio nome diz, foi baseada nos hábitos alimentares dos povos que são banhados pelo mar mediterrâneo. São eles os países ao norte da África, Sudoeste da Ásia e ao Sul da Europa. Segundo estudos publicados pela Revista Veja, essa dieta foi eleita a mais eficaz para se perder peso em longo prazo, garantindo a manutenção da saúde e do peso.

Dieta Mediterrânea emagreça com saúde

Imagem freegreatpictures

 

Emagrece, controla o peso e cuida da saúde

 A Dieta Mediterrânea promete o emagrecimento, o controle do peso e a prevenção de várias doenças, como as cardiovasculares, hipertensão e obesidade.

Vale a pena investir, pois é altamente nutritiva. Oferecem nutrientes que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo, que são provenientes do consumo diário de frutas, verduras, legumes, grãos, leguminosos, peixe e quantidade moderada de álcool, em especial, o vinho tinto.

Valorizam os alimentos frescos e in natura, excluindo da dieta alimentos industrializados, refinados e com aditivos químicos, que prejudicam a saúde. Além de todas as qualidades, a dieta também promove a longevidade e uma melhor qualidade de vida.

Incentiva-se o consumo de fibras, substâncias oxidantes e gorduras de alta qualidade, chamadas de insaturadas, como as provenientes de peixes, azeite de oliva, proteínas vegetais como o trigo, a lentilha, o grão de bico, a soja e o feijão. Tais nutrientes beneficiam o coração e a circulação – reduzindo em 30% o risco de derrames e infartos.

Retarda também o envelhecimento precoce das células – reduzindo riscos de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e alguns tipos de câncer. Controla a obesidade, ajuda no controle do colesterol e do peso.

 

Óleos vegetais e Azeite de Oliva

Óleos vegetais como o azeite de oliva são ricos em ômega 9 (ômega nove), gordura que ajuda na saúde do coração, aumenta a saciedade, auxilia na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, além de conter vitaminas e antioxidantes é um excelente renovador celular.

 

Pirâmide Alimentar

Observe a pirâmide nutricional da Dieta Mediterrânea para entender o consumo diário (em porções) recomendado para se alcançar os benefícios desta dieta.

Pirâmide Alimentar Mediterrânea - saiba o que comer

 

Como fazer a Dieta Mediterrânea

Adicione na alimentação frutas, vegetais, legumes, sementes e cereais integrais, óleos como o azeite de oliva, queijos e iogurte. Segundo nutricionistas alguns alimentos não podem faltar na dieta, como a maçã, o tomate, o alho e o vinho tinto.

– O vinho deve ser consumido durante as refeições, em especial durante o almoço e o jantar. Em caso de não tomar bebidas alcoólicas ou a dieta ser seguida por crianças, o suco de uva integral pode substituir o vinho.

– Comer doces e sobremesas uma ou duas vezes por semana e não diariamente.

– Pratique exercícios diariamente por pelo menos 30 minutos. Podem ser exercícios leves e moderados como a caminhada.

Leia também: Metabolismo Acelerado

Dieta Mediterrânea para emagrecer com saúde
Avalie este post!
Compartilhe este post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: