Omeprazol: Serve para Que Faz Mal Causa Cancer

Omeprazol – O que é? Serve para Quê? Causa Câncer? Faz Mal?

 

Muitas pessoas têm me perguntado acerca do medicamento OMEPRAZOL. São dúvidas comuns tipo como funciona? Para que serve? Quem pode tomar e a principal dúvida: Omeprazol causa demência? Neste artigo de hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre o uso deste medicamento. Continue lendo para saber mais…

omeprazol serve para que faz mal

O que é OMEPRAZOL?

É um remédio que pertence ao grupo de medicamentos capazes de reduzir a quantidade de ácido clorídrico produzido naturalmente no estômago. O Omeprazol é muito recomendado para reduzir os efeitos de acidez/ queimação nas pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico e outros sintomas causados por excesso de ácido no estômago.

 

 

Consequências do uso de Omeprazol

Primeiramente, vale lembrar que efeito colateral é individual em cada pessoa; ou seja, pode variar de pessoa para pessoa pois são organismos diferentes e cada um pode reagir de forma diferente. Mas vamos lá…

A pessoa que usa prolongadamente o Omeprazol, tem um aumento das glândulas da mucosa gástrica estomacal, porém isso não leva a nenhuma doença, nem a problemas sérios de saúde.

Está associado a diminuição de absorção de ferro, cálcio, magnésio e vitamina B12. Também atrapalha na absorção de proteínas.

Omeprazol engorda

 

Omeprazol da anemia?

Pode sim reduzir a adsorção de ferro, cálcio, magnésio e algumas vitaminas, porém nada capaz de causar algum problema de saúde mais sério como deixar a pessoa anêmica.

 

Omeprazol causa câncer?

Não há provas de que tenha evoluído para câncer e, ao contrário disto, há muitos casos em que deve-se usar este medicamento para prevenção de câncer pelo refluxo do gastroesofágico.

 

Omeprazol causa demência?

Parece que está na moda dizer que “Omeprazol causa demência”, porém ainda não há um senso comum entre os especialistas da área; ou seja, existe uma corrente que defende a afirmação e outra que nega com veemência.

Segundo o Dr. Salim (médico especialista da área), não existem trabalhos e nem pesquisas cientificamente comprovados sinalizando que o Omeprazol leve a demência. O que ocorre é o seguinte, acompanhe o diagrama abaixo:

Omeprazol causa demencia

Ou seja, é sabido que este medicamento reduz o nível de Vitamina B12 no organismo; um cientista através de pesquisas concluiu que carência de Vitamina B12 pode sim causar demência; porém, não é possível afirmar que o uso de Omeprazol resulte em demência.

 

Dicas para deixar de usar Omeprazol

Se você faz uso deste medicamento há muito tempo, ao tentar deixar de usar repentinamente sentirá os efeitos se intensificarem, então nunca pare de usar de forma abrupta, vá com calma, de forma gradativa abaixando as doses e, principalmente, mudando o estilo de vida introduzindo novos hábitos alimentares.

Diminua o consumo de álcool, cafeína. Evite fumar, não consuma alimentos processados, açucares, leite de vaca e gordura hidrogenada.

Se você faz uso de Omeprazol, é importante manter seu nível de vitamina D em grau satisfatório bastando para isso se expor ao sol diariamente.

Outro suplemento utilizado para tratar a acidez estomacal é o cloridrato de bentaína. Utilizado durante as refeições, ele melhora a acidez estomacal facilitando assim o esvaziamento gástrico.

 

Omeprazol Indicação

Medicamento muito recomendado no tratamento das úlceras, gastrites, refluxo, úlcera gástrica, síndrome de Zollinger-Ellison, esofagite de refluxo e no tratamento da úlcera duodenal. É muito utilizado sim e apresenta ótimos resultados, não causa deficiência nem carência de vitaminas no organismo de quem faz uso dele.

Ps: Todo medicamento deve ser tomado com acompanhamento médico.

 

Omeprazol Contra-indicação

Este medicamento não é recomendado a pessoas muito sensíveis ao Omeprazol ou alguns dos componentes de sua fórmula. E, ainda, quem for alérgico a medicamentos do tipo benzimidasol como albendazol ou mebendazol.

 

Omeprazol causa demência?

Comentado por Fábio Atui, Doutor [cirurgião do aparelho digestivo e proctologista]

Omeprazol Bula

Para obter mais informações sobre este medicamento clique neste link e leia a bula na íntegra.

Você gostou deste artigo? Deixe um comentário.

Compartilhe este post

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: