Peso ideal – Como descobrir o seu?

Peso ideal específico

 

Muitas mulheres invejam o padrão de beleza mundial e gostariam de segui-lo. Há uma grande diferença entre mulheres com peso padrão para passarela e mulheres magras e saudáveis. Quando se pensa em peso ideal devemos analisar em um modo geral que cada um tem um peso ideal específico.  Isso varia de acordo com a altura e a estrutura corporal de cada pessoa. A dançarina Scheila Carvalho tem 1,60 de altura e pesa 55 quilos, muito bem distribuídos em um corpo perfeito e super saudável. Já a modelo Gisele Bündchen tem 1,79 de altura e 52 quilos e é referência mundial em padrão de beleza e estampa capas como Vogue e Marie Claire constantemente.

Qual seu peso ideal

Imagem freegreatpictures

 

Vamos analisar mais de perto!

Para saber o peso ideal temos a fórmula IMC, que significa Índice de Massa Corporal. Para calcular o peso ideal de uma pessoa devemos usar um cálculo simples:

IMC = Peso (kg) / Altura² (metros)*

* altura2= altura x altura

 Ps: para facilitar o cálculo do seu IMC disponibilizamos uma calculadora do lado direito nesta tela.

 

Analisando o peso da Scheila Carvalho

IMC= 55 kg / 2,56 = 21,5 >>> Peso Ideal.

Analisando o peso da Gisele Bündchen

IMC= 52 / 3,20 = 16,2 >>> Peso Baixo. Cuidado!

Analisando o meu peso (60kg e 1,61m)

IMC = 60 / 3,22 = 23,1 >>> Peso Ideal.  😀

Agora vamos analisar pela tabela do IMC os resultados das comparações:

  • Até 18,5: Você está abaixo do peso
  • De 18,5 até 24,5: Seu peso é ideal
  • De 25 até 29,5: Você está acima do peso
  • De 30 até 34,5: Você está obeso (a) grau I
  • De 35 até 39,5: Você está obeso (a) grau II
  • Acima de 40: Cuidado! Você está obeso (a) grau III

 

Levando em consideração os resultados:

Se compararmos os resultados a Scheila Carvalho teve índice de IMC=21,5 está com peso ideal e a Gisele Bündchen teve índice de IMC=16,2 está abaixo do peso ideal. Já eu, uma mulher comum e de padrões normais, atingi o peso ideal, mesmo achando que devo emagrecer mais um pouco. Complicado! Modelos de passarela normalmente estão abaixo do peso e isso não é saudável, elas sofrem com as restrições alimentares e ficam com a resistência fraca, tudo pela moda!

 

Acima do Peso

Se você está acima do peso ideal, leia “Quais dietas devo escolher?” e descubra qual a dieta que melhor irá se adaptar. O fato de estar acima do peso não é só uma questão de estética, mas também de saúde e de sentir bem consigo mesmo (a). Mas ressalto, não tem dieta melhor que a Reeducação Alimentar (leia também neste blog). Você irá perceber com o tempo que aprendendo a comer, você pode manter o peso por muito mais tempo!

 

Você é o que você come!

O ideal é comer de tudo um pouco, mas alimentos com qualidade nutritiva e baixo teor de gordura, sal e açúcares. Verduras, legumes, frutas, grãos e muita água ajudam o organismo a controlar os índices de açúcar, triglicéricos, colesterol e a pressão.

Coma em pequenas quantidades, mais vezes ao dia, pelo menos 5 refeições por dia com intervalo de 3 em 3 horas, além de aumentar o metabolismo para melhorar a absorção dos alimentos, evita o acúmulo de gorduras. Exercícios devem ser frequentes e diários, pelo menos 30 minutos. Pode ser uma caminhada leve, já estimula o organismo, aumenta à resistência física, respiratória e cardiovascular, ajuda na queima de calorias, reduz o estresse e ainda aumenta a autoestima.

É o primeiro passo para estar de bem com o corpo e ficar em forma de maneira saudável e sem sacrifícios para chegar ao seu peso ideal.

 

Leia também: Dietas – quais escolher?

Google+

 

Peso ideal – Como descobrir o seu?
Avalie este post!
Compartilhe este post

2 Comments

  1. Altura elevada a dois não é altura + altura, favor corrigir acima;
    Altura 2 é a altura x altura
    No seu peso o resultado do IMC é 23,15 e não 18,63

    Post a Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: